quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO

FÉ NA VOLTA DE CRISTO E MISSÃO

Questões relevantes sobre Fé, Fim do Mundo e Missão da Igreja, me parecem ser um fato que em todo o momento nos chama a atenção. Por isso há tantas opiniões que são consideradas relevantes no conceito dos teólogos.
Nosso serviço para o Senhor (Missão) deve ser feito com integridade e fidelidade, de forma digna, sem cessar, dia e noite, sem temor, libertos por Deus. Por isso como diz o teólogo Stam os temas da criação e nova criação ultrapassam totalmente a inteligência humana e nossa linguagem. A bíblia descreve o fim do mundo como uma riquíssima variedade de imagens, nem sempre compatíveis entre si.
Quando buscamos todas as descrições bíblicas do fim do mundo encontramos uma tremenda diversidade de termos e imagens para essa mesma realidade. É preciso entender que mesmo algumas passagens descrevem juízos divinos, nem todas necessariamente se referem ao fim do mundo. É importante a compreensão dos textos no pregar a Palavra, ao ser chamado, designado para isso, façamos da melhor maneira, lembrando da volta de Cristo. Fé nos leva ao entendimento de cada vez mais encarar a mensagem como evangelizadora, que traz esperança, que transmita uma evangelização sadia de vida e saúde integral. O cristão deve esperar o Senhor, viver vida reta, estudar as Escrituras e crescer em Cristo.
Daí não se pode conceber nem descrever o princípio, tampouco o fim do mundo dentro do qual estamos inseridos. Se tratarmos de imaginar o que havia antes da criação, o mais provável é imaginá-lo como espaço, porém mesmo o espaço é parte da criação. Precisamos encarar o fato de que a missão da igreja constantemente deve ser renovada e repensada. Missão não equivale à competição com outras religiões, não é atividade de conversão, de expansão da fé, de edificação do reino de Deus; tampouco é atividades sociais, econômicas ou política, mas como diz (Hering-Livro “Missão Transformadora página 619)” a missão, é, simplesmente, a participação das pessoas cristãs na missão libertadora de Jesus Cristo. Assim é necessário “estar e fazer” em prol do mundo.
Num olhar profundo, vale acrescentar que quando retratamos as condições sobre fé, fim do mundo e missão, conscientizados somos de que o propósito maior é transformar a realidade que nos rodeia visualizando características essenciais do que significa missão cristã passando a recusar tal realidade como está. Portanto todas essas conotações associadas à palavra “missão” promovem entendimento no sentido de tratar com seriedade a incumbência para qual fomos chamados, pois Aquele que nos envia tem autoridade para fazer isso.

MÁRCIA INTRA


REFERÊNCIAS


Stam, B. Juan – Texto – Profecia Bíblica e Missão da Igreja;
Bosch, J. David. Missão Transformadora “Mudanças de Paradigma na Teologia da Missão” – 2ª Edição – 2007 –Ed. Sinodal, Rs.
NTLH -Bíblia de Estudo –Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Um comentário:

  1. QUERIDA MARCIA, QUE O SENHOR CAPACITA VOCÊ CADA VEZ MAIS PARA GRANDES MISSOES EM TODOS OS LUGARES DESTE MUNDO,QUE SUA SABEDORIA COM DEUS VENHA FALAR AOS CORAÇOES NECESITADOS DA PALAVRA DE DEUS, QUE O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE,HOJE E SEMPRE,PARABÉNS QUE O SENHOR USE VC NA OBRA DELE CADA VEZ MAIS,OBRIGADO POR TUDO FOI ATRAVÉS DAS SUAS PALAVRAS QUE HOJE ESTOU FIRME NA PRESENÇA DO SENHOR.ABRAÇOS.

    ResponderExcluir