sexta-feira, 28 de outubro de 2011

REFLEXÕES

DEUS CRIOU A DIVERSIDADE
Texto: 1 Coríntios 12.12 – 31a

Unidade e diversidade descrevem o corpo de Cristo. Todos os membros deste corpo têm um só propósito: glorificar a Deus. Cada membro tem diferentes dons, de forma que o corpo possa ser completo. A pessoa na portaria da igreja é tão importante quanto o pastor. A pessoa que cuida da contabilidade (tesoureiro) é tão importante quanto o ministro de louvor. Quando cada pessoa desempenha o seu papel, a igreja corre suave e saudavelmente e Deus é glorificado.
Paulo utiliza da figura de um corpo humano para relatar sua visão da essência da igreja. Na igreja local existem várias pessoas com personalidade e caráter diferentes, mas seguindo a unidade, a igreja progride na direção do Espírito Santo.
As coisas que estamos vendo hoje é a réplica daquilo que Paulo viu em sua época. A supervalorização (palavra do Dr. José Adriano) de algumas pessoas, de alguns dons, de alguns talentos e outras variedades de coisas, está fazendo com que alguns dons e talentos essenciais que deveriam atuar na igreja desapareçam. Na verdade não desapareceram, apenas estão em desuso.
Hoje os novos cristãos que estão chegando às igrejas estão em busca dos dons que mais elevarão seu “ego”. As pessoas não querem “somar” para o crescimento do Reino de Deus, e sim, exteriorizar seu “conhecimento”, sua variedade de línguas estranhas conhecidas na Bíblia, boa retórica e oratória, mas pergunto: onde fica Deus e sua mensagem nessa miscelânea? Confesso que não sei a resposta, mas estou buscando.
Com a ausência dos dons ou até mesmo o desuso deles, estaremos sujeitos a sermos enganados por manifestações que não sejam de Deus, ou seja, que somente use o seu nome. Muitas pessoas não acreditam (como cessacionistas) que Deus possa te usar através dos dons na atualidade e acabam deixando o corpo de Cristo, ou seja, a igreja local desprovida da atuação do Espírito Santo. Precisamos buscar a Deus constantemente para que a nossa fé seja experimentada, e assim, passarmos a acreditar na atuação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Não quero aqui enaltecer os dons espirituais, e sim mostrar a sua importância no crescimento e na proclamação do Reino de Deus (Efésios 4.16).
Não obstante, não podemos esquecer-nos das individualidades de cada dom. Apesar da existência de diversos dons, cada um tem a sua individualidade. “Não” podemos exigir que o outro seja igual a nós, ou vice versa; “Não” podemos exigir que o outro pense igual a nós; “Não” podemos dizer que “sou” e o outro não é; “Não” podemos dizer que nós “vamos” e o outro não, etc.
Este pequeno texto que escrevo é simplesmente uma reflexão para aqueles que ainda têm em si a “necessidade de Deus” (necessitadodedeus. blogspot.com), e não conseguem vê-lo no meio de tantas mensagens egocêntricas. Deus criou a diversidade de dons para que o uso dos mesmos glorifique o seu nome. Todos os dons devem estar ligados à cabeça do corpo, Cristo. Ele utiliza a diversidade para fortalecer a unidade da igreja (1 Coríntios 12.7).
Portanto, se utilizarmos todos os talentos e dons que o Senhor nos concedeu para “aperfeiçoamento dos santos” (Efésios 4.12), nossas igrejas poderão visualizar e se deslumbrar com os mais belos sinais da presença de Deus. Façamos o que nos orientou o apóstolo Paulo: “Procurai com zelo os melhores dons” (1 Co 12.31a).
Que essas mudanças comecem por aqueles que são ou deveriam ser exemplos de muitos, os líderes.
Que Deus abençoe a todos nós!
Por Roberto Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário