terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"... porque a visão... certamente virá..." Habacuque 2:

    
"Dois pedreiros foram convocados para trabalhar na mesma obra. O serviço era o mesmo: cortar pedras em blocos para a construção de uma cadetral. Alguém que passava, ao vê-los a trabalhar perguntou o que eles faziam.
O primeiro respondeu: estou cortando pedras em blocos. O segundo disse: estou construindo uma grande catedral!
Para o primeiro, o trabalho consistia em realizar a tarefa designada; ele via apenas o tempo presente. Via os aconteciementos de sua vida isoladamente... O segundo, sabia que seu trabalho era parte de algo maior, ele contextualizava o que fazia porque não focava só no presente, ele via o antes e o depois e visualisava a obra completa..."
A maneira como encaramos os acontecimentos em nossas vidas, caracteriza o tipo de visão que temos.
Se analisarmos as situações isoladamente teremos uma visão restrita, isso tira o significado do que fazemos e nosso trabalho será algo triste e enfadonho, quase mecânico…. Mas se tivermos a visão ampliada, tudo que realizarmos terá sentido e faremos qualquer tarefa com alegria e seremos capazes de grandes realizações.
O apóstolo Paulo, já idoso depois de sofrer por meses em uma prisão romana disse:”alegrem –se  no Senhor, outra vez digo, alegrem-se “ Fl-4/4. Paulo tinha visão ampla, uma visão de reino e se considerava um privilegiado por estar a serviço de Deus e se empenhava em fazer com excelência a divulgação do evangelho. Ele era consciente de algo, que todos nó devemos ser :   
a) é preciso acreditar em uma causa para se entregar e viver por  ela;
b)  Obstáculos não podem destruir a visão, mas atitudes podem. Por isso, ele foi ousado na defesa do Evangelho, mas travava uma luta constante contra a velha natureza. 
c)  Pessoas e  circunstancias não podem decretar  o fim de um ministério, só Deus pode. Porque Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb:12:2).
d)  Com DEUS, desistir deixa de ser uma opção - Quando desistimos  sem a  permissão de DEUS, nos  tornamos um DESERTOR.  Além disso, ao abandonarmos nossa missão, estamos  substimando   o  PODER, a proteção e a provisão do Senhor, pois é Ele quem capacita e supre os escolhidos. Não podemos controlar  o  que nos  acontece, mas podemos controlar o que  falamos e o que fazemos. Podemos responder a cada situação difícil, com desânimo e  frustração  ou  com fé e esperança, sabendo que infinitamente maior é aquele que nos criou com um propósito e uma missão. Se não for possível evitar a queda, devemos  nos  recusar a permanecer no chão e negar ao nosso inimigo a legalidade de sabotar nosso destino.  Não conseguimos evitar que pássaros  sobrevoem a nossa cabeça, mas podemos evitar que eles construa nela um ninho.(Martinho Lutero). 
e) Olhar para atrás pode ser a ruína-   Conhecer os propósitos de Deus para nossas vidas, amplia nossa visão e  nos ajuda a caminhar em frente  seguindo o caminho que Ele traçou. Em Lucas-17:32  Jesus menciona o exemplo da mulher de Ló, e sua atitude (olhar para trás) nos ensina que, aquilo que vemos pode comprometer nosso futuro se ficarmos com o coração dividido ou preso ao passado. Deus quis tirar aquela mulher de Sodoma, mas ela não conseguiu tirar Sodoma de dentro dela e como consequência, ela se tornou em um monumento sem vida. É assim que muitos ficam quando não compreendem o agir de Deus: sem vida, sem sonhos, sem expectativas, mortos espiritualmente…
Quando Deus nos dá uma visão, quando ele aponta um caminho, é preciso dizer como Paulo” …não fui desobediente  á visão celestial…”At.26/19.
A nossa vida é como um grande  quebra -cabeça, se olharmos  para uma peça isolada, ela não tem significado algum. Mas, se encontrarmos o seu lugar dentro da figura, veremos que ela esta inserida em algo grande, em um espaço criado especialmente para ela e é muito importante.
Não existimos apenas para cortar blocos de pedras, ou executar tarefas isolados  sem perceber o porquê de estarmos trabalhando. Fomos criados dentro de uma visão e temos que estar contextualizados para realizar os propósitos do Senhor aqui. Fazemos parte de uma grande comissão e estamos construindo uma grande, uma magnífica obra!!

Amplie sua visão e abrace o futuro tendo  a fé como firme fundamento das coisas que se esperam e a prova, certeza e a convicção, das coisas que não se vêem!!

Pra. Eunice Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário