quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CONTEXTUALIZAR

TEOLOGIA & SOCIEDADE

O TEÓLOGO CONTEXTUAL É ALGUÉM PREOCUPADO COM A SUA REALIDADE CONTEXTUAL. A REALIDADE ESTABELECE REALIDADE. O TEÓLOGO CONTEXTUAL QUER SER UM SUJEITO DIFERENTE. ESTAR SITUADO NO QUE ACONTECE NO SEU PAÍS, NA VIDA CRISTÃ, NÃO IMPORTA O QUE EU SOU, MAS O QUE AS MINHAS ATITUDES DEMONSTRAM O SER.
O TEÓLOGO PREOCUPADO COM O CONTEXTO NÃO APENAS ORA, ELE ESTÁ A OBSERVAR O GRAU DE ALIENAÇÃO DA CONDIÇÃO REAL. CONTEXTO É O ATO DE ENTRELAÇAR. CONTEXTO É A AÇÃO DE ENTRETECER, E O AJUNTAMENTO DISSO FAZ A REALIDADE.
TODAS AS AFIRMAÇÕES QUE FAZEMOS DENTRO DE UM CONTEXTO: “DEUS É BOM”, “DEUS É MISERICORDIOSO”, “ELE NOS AMA”, “DEUS SABE DE TODAS AS COISAS”: É PRECISO ENTENDER QUE A VIDA TODA ESTÁ ENTRELAÇADA, PORTANTO NÃO PODEMOS SEPARAR “ORAÇÃO” DE UMA “AÇÃO”.
É PRECISO O “AGIR”.
ATÉ AS EXPECTATIVAS SÃO COISAS DENTRO DE UM CONTEXTO. DE MODO ASSIM, TUDO O QUE É CONTEXTUAL A CONTEXTUALIZAR É = IDÉIA DE COLOCAR TUDO QUE APRESENTA COM O HUMANO (SOCIEDADE).
ESTUDAR TEOLOGICAMENTE É CONTEXTUALIZAR.
NÃO É MEMORIZAR APENAS.
É PRECISO PERGUNTAR. PERCEBER O SENTIDO.

“O crer em Deus tem por finalidade na conduta da prática do que é bom”
Dica de leitura: Livro “PERPLEXOS, mas não desanimados! Um outro olhar sobre a igreja evangélica na pós-modernidade brasileira -  Autor: Sidney de Moraes Sanches.



 “Jesus fala aos discípulos sobre dar fruto, amar e testemunhar (João 15)
Teológico - 25/02/2011
Márcia Intra

Nenhum comentário:

Postar um comentário